ESCOLA MUNICIPAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Criei este blog como meu caderno de plano eletrônico. Registro minhas aulas aqui.

sábado, 8 de março de 2014

PLANEJAMENTO DE ARTES 5º ANO/2014

Escola Municipal São Francisco de Assis.
Aparecida de Goiânia, janeiro de 2014.
Planejamento Anual  de Artes
Serie:  5º ano    Turma C   Turno Vespertino
Professora Regente: Mª das Graças Macedo Raimundo
Números de aulas anuais: 80    Número de aulas semanais: 2

Objetivo Geral:

 -Expressar e saber comunicar-se em artes mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fluir produções artísticas.
 Observar as relações entre o homem e a realidade com interesse e curiosidade exercitando a discussão , indagando, argumentando, apreciando arte de modo sensível.
Janeiro  (4 aulas)
-Atividade interdisciplinar com Português: O elefantinho Elmer ok
-Capinha do caderno de arte ok
-Conceito de arte/Formas de arte (Vídeo e atividades)
 -As cores
-Cores primárias

Fevereiro ( 8 aulas)
-Cores Secundárias
-Conhecendo Artistas brasileiros (Vídeo e atividades)
 -Releitura  de  Abapuru  Tarcila do Amaral
-Cores Quentes e cores frias
-Traçado com linhas
-Releitura de arte: Aldemir Martins
-Cores : preto e branco
-Releitura: São FranciscoMARÇO  (7 aulas)

-O que é instalação em arte (Vídeo)-Instalação com máscara de carnaval
-Colagem cômica Dia da Mulher
-Sarau  de  Poesia( Dia da Poesia)
-Origami: tsuru
-Instalação com Tsuru
-Homenagem ao Dia da Bibliotecária
-Releitura de O grito ( Edvard Munch)


ABRIL ( 07 aulas)

-Os artistas e quadros mais famosos do mundo(Vídeo)
-Releitura de Os Girassois de Van  Gogh
-Máscara com balões
-Exposição de máscara de balões
-Pontilhismo
-Os Jardins de Monet
-Traçado com linhas
MAIO   (8 aulas)

-O que é arte abstrata e arte figurativa (Vídeo)
 -Produção de trabalho de arte abstrata
-Desenho a partir de uma manchinha, ponto ou linha
-Pontilhismo
-Mosaico
-Releitura de O grito ( Edvard  Munch )
-Conhecendo esculturas: Vídeo
 -Relendo esculturas


JUNHO  ( 6 aulas)


-Atividade em homenagem à copa do mundo
-Artesanatos para festa junina (modelo 01)
-Artesanato para festa junina (modelo 02)
-Conhecendo e relendo obras de Antônio Poteiro (vídeo e atividade)
-Conhecendo e relendo Siron Franco (vídeo e atividade)
-Conhecendo e relendo Amaury Menezes (vídeo e atividade)
-Exposição de atividades de releitura de artistas goianos.

AGOSTO   (9 aulas)

 -Trabalhando interdisciplinar com língua Portuguesa (lendas)
- Trabalhando interdisciplinar com língua Portuguesa (parlendas)
- Trabalhando interdisciplinar com língua Portuguesa (fábulas)
-Teatro para o Papai
-Sarau de contadores de história
-Dança da catira
-Exposição de literatura de cordel
-Festa da comida regional



SETEMBRO   (9 aulas)

 -Vivenciando a primavera
 -Pássaros/colagem
 -Borboletas/colagem
 -Flores/colagem
 -Poesias/ilustração
 - Pontilhismo com flores
 -Pontilhismo com borboletas
 -Mosaico com pássaros
 -Exposição de Primavera

OUTUBRO (7 aulas)
Brinquedos de sucata
-Brincadeiras antigas
-Oficina de bonecas e pipas
-Teatro do dia das crianças
-Desfile em homenagem aos professores
-Painel de desenhos/acrósticos dos professores
-Exposição das atividades
-Releitura de Ivan Cruz/Brincadeiras de crianças

NOVEMBRO (7 aulas)
 -Filme da Mônica: A turma da Mônica e a estrelinha mágica
-Os símbolos de natal
-Álbum de natal
-Presépio
-Papai Noel
-Bonequinho de neve
-Guirlanda de natal-Árvore de natal


DEZEMBRO(  02 aulas)

-Painel de Natal
-Exposição de símbolos de natal


OBSERVAÇÕES: Fica já pré estabelecido que este planejamento   poderá ter alterações durante o ano adaptando-se conforme seja necessário em virtude de alterações no calendário da escola. Também poderá ter atividades extras conforme datas comemorativas ou eventos da escola.

MATERIAIS USADOS:
-LÁPIS PRETO
-LÁPIS DE COR
-TINTA GUACHE
--PAPÉIS DIVERSOS
-SUCATAS
-TECIDOS
-TELAS
-PINCÉIS
  E OUTROS
AVALIAÇÃO:

A avaliação será continua dentro do estabelecido nas atividades  tendo o cuidado de observar a criatividade, o interesse, o desenvolvimento e a participação dos alunos.


5 comentários:

  1. AMEI, POIS ESTOU PROCURANDO E SÓ O SEU A TÉ AGORA ESTA COMPLETO E BEM DIVIDIDO POR AULA AMEI MESMO PARABÉNS ,EXCELENTE TRABALHO.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho. Desenvolver a sensibilidade e percepção estética é uma deseafio e se torna muito gratificante. Sucesso.


    ResponderExcluir