ESCOLA MUNICIPAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Criei este blog como meu caderno de plano eletrônico. Registro minhas aulas aqui.

quinta-feira, 19 de julho de 2012


Protocolo Gerado: 27719
* Importante! Após 48h entre em contato através dos telefones62-3201-654162-3201-6552 ou do e-mailouvidoria@segplan.go.gov.br informando o protocolo gerado para saber do andamento de sua manifestação

domingo, 15 de julho de 2012

quarta-feira, 11 de julho de 2012

COLEÇÃO DE TEXTOS DA WEB PARA AGOSTO


FOLCLORE/CURUPIRA




ATIVIDADES COM O TEXTO;
                                       1.Oque se ouve quando o Curupira se aproxima?
                                       2.Descreva-o.
                                       3.Como os índios o chamam?
                                       4.O que eles, os índios,deixam pelos caminhos quando afastam de suas aldeias?                                                                       
                                           Por que?
                                        5.Êle é considerado o protetor de que na floresta?
                                        6.O que ele faz com os caçadores?
                                        7.Quais os outros nomes que o Curupira recebe nas regiões de Brasil? 


TEXTOS PARA INTERPRETAÇÃO

 4º ano

Atividades sobre o texto.
1. O texto é uma poesia, procure a partir da segunda estrofe  todas as palavras rimadas.
2.Quais são os personagens do texto?
3.Por que a Lua ficou  triste?
4.Por que parecia impossível realizar o seu desejo?
5.Quando  então a Lua pode realizar o que queria tanto?
6. Você sabe o que é eclipse?
7. Observe as palavras: brilhando,vontade, então e a palavra impossível.As três primeiras tem n e a última m
antes das consoantes.Por que?


5º ANO

Eu também quero jogar


            Pois eram dois irmãos: um menino, o Pedro. E uma menina, a Joana.
            Eles viviam com os pais, seu Setúbal e dona Brites.
            E os problemas que eles tinham não eram diferentes dos problemas de todos os irmãos.
            Por exemplo...
            Pedro pegava a bola par ir jogar futebol, lá vinha Joana:
-          Eu também quero jogar!
Pedro danava:
-          Onde é que já se viu mulher jogar futebol?
-          Ué, toda hora eu vejo! Tem até jogo de artistas de televisão! E mesmo que não visse... Umavez é a primeira!
-          Eu é que não vou levar você! O que é que meus amigos vão dizer?
-          E eu estou ligando pro que os seus amigos vão dizer?
-          Pois eu estou. Não levo e pronto!
Joana ficava furiosa, batia as portas, chutava o que encontrasse no chão, fazia cara feia.
Dona Brites ficava zangada:
- Que é isso, menina? Que comportamento! Menina tem que ser  delicada, boazinha...
- Boazinha? Pois sim! – respondeu Joana de maus modos.

Ruth Rocha. Faca sem ponta, galinha sem pé. Rio de Janeiro.
Nova Fronteira, 1983.(Titulo adaptado para fins pedagógicos.)

Trabalhando com o texto:

Trabalhando com o texto

1- No texto Eu também quero jogar!, por que a autora Ruth Rocha escreve que “os problemas que eles tinham não eram diferentes dos problemas de todos os irmãos”?
2- Por que Pedro não queria que Joana jogasse futebol?
3- Releia, a seguir, o que Pedro disse a Joana:
"Eu é que não vou levar você! O que meus amigos vão dizer?"
Na sua opinião, por que Pedro ficou preocupado com o que os amigos dele iriam dizer?4- Releia o que dona Brites disse para Joana:

"  Menina tem que ser delicada, boazinha..."
a) Para dona Brites, o que é ser delicada e boazinha?
b) Você concorda com dona Brites? Por quê?
c) E Joana? Como reage à fala de dona Brites?

fonte-http://profhelena4e5ano.blogspot.com.br


4º ano.
-TREINO ORTOGRÁFICO-
4º ano
5º ano

                                                     A PESCARIA
          Thiago tinha onze anos e, freqüentemente, ia pescar no cais junto à casa de campo da sua família. Era uma diversão para ele e um momento de ficar com seu pai.A temporada de pesca de carpas estava proibida para reprodução e só seria liberada no dia seguinte, mas ele e o pai saíram no fim da tarde par a pegar tilápias e douradas, cuja pesca era liberada.Thiago amarrou uma isca e começou a praticar ar remessos, provocando ondulações coloridas na água.Quando o caniço vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha. O pai olhava com admiração enquanto Thiago, habilmente, puxava o peixe. Finalmente, com muito cuidado, ele levantou o peixe exausto da água. Era o maior que tinha visto, mas era uma carpa, cuja pesca só era permitida na temporada.
          Thiago e o pai olharam par a o peixe, tão bonito, as guelras par a trás e par a f rente sob a luz da lua. O pai acendeu um fósforo e olhou par a o relógio. Eram dez da noite e faltavam duas horas para a abertura da temporada. O pai olhou para o peixe, depois para Thiago.
            _Você tem que devolvê-lo à água, filho.
            _ Mas, papai!!!
            _ Vai aparecer outro peixe. Disse o pai.
           _ Não tão grande como este. Respondeu Thiago, quase chorando... O menino olha à volta do lago. Não havia ninguém. Olhou novamente par a o pai. Mesmo sem ninguém por perto, Thiago sabia, pela clareza da voz do pai, que a decisão não era negociável. Devagar tirou o anzol da boca do enorme peixe e o devolveu à água escura. Feito isso, Thiago imaginou que jamais veria um peixão como aquele.
          Isso aconteceu há trinta e quatro anos. Hoje, Thiago é um arquiteto de sucesso. A casa de campo de seu pai ainda está lá e ele leva seus filhos e filhas  para pescar no mesmo cais.
          E ele estava certo. Nunca mais conseguiu pescar um peixe tão maravilhoso como daquela noite, há tanto tempo atrás.
Interpretando o texto:
QUESTÃO 01
Thiago e o pai saíam sempre para pescar, porque:
a) não tinham outra coisa para fazer na casa de campo.
b) não havia jeito de comprar peixe perto da casa de campo.
c) era uma maneira de se divertirem e ficarem juntos no final de semana.
d) queriam aproveitar a temporada de pesca liberada de tilápias e douradas.
QUESTÃO 02
Thiago amarrou uma isca e começou a praticar arremessos, provocando ondulações coloridas na água. A frase  quer dizer que:
a) Thiago estava treinando jogar a vara e a linha provocava o balanço da água.
b) o garoto arremessava a linha e o anzol para ondular a água.
c) a isca provocava ondulações coloridas na água.
d) ele não sabia pescar, por isso, ao jogar a vara, provocava ondulação na água.
QUESTÃO 03
Quando o caniço vergou, ele soube que havia algo enorme do outro lado da linha.
O caniço vergou, pois:
a) ele é feito de madeira fraca.
b) o garoto não sabia mantê-lo reto.
c) o caniço sempre verga na pescaria.
d) o peixe era muito grande e pesado.

QUESTÃO 04
O pai olhou no relógio, porque:
a) queria ver a que horas Thiago havia  pego um grande peixe.
b) estava tarde e queria saber se já era hora de voltar para casa.
c) precisava saber se já era a hora permitida para a pesca da carpa.
d) queria saber quanto tempo o filho levou para pegar o peixe.

QUESTÃO 05
O pai quis que o garoto devolvesse o peixe à água, pois:
a) eles não haviam combinado de pescar carpas.
b) a pesca de carpa não estava permitida.
c) ao olhar o peixe no anzol, ele teve dó.
d) queria que o filho pescasse um peixe maior que aquele.

QUESTÃO 06
Thiago não insistiu em ficar com o peixe, pois:
a) o pai disse que ele pegaria outro maior.
b) não queria teimar com o pai.
c) como o pai, ele também teve dó do peixe.
d) percebeu que o pai não iria mudar de ideia.
QUESTÃO 07
Thiago nunca mais conseguiu esquecer esse dia, porque:
a) foi uma pescaria muito divertida.
b) ele ficou muito magoado com o pai.
c) sempre que chegava  na casa de campo, via o rio.
d) foi o maior peixe que ele pescou em sua vida.
QUESTÃO 08
Thiago imaginou que jamais veria um peixão como aquele.
A palavra peixão , na frase anterior, significa que
a) era um peixe de excelente qualidade.
b) o peixe era enorme.
c) o peixe era de tamanho médio.
d) nenhuma das alternativas acima.
QUESTÃO 09
Releia parte do diálogo retirado do texto:
-Você tem que devolvê-lo à água, filho.
- Mas, papai!!!
Na fala do garoto, o autor usou três vezes o ponto de exclamação para:
a) reforçar o uso da exclamação na frase.
b) mostrar a indignação e a surpresa do garoto.
c) ficar claro que o garoto estava gritando.
d) nenhuma das alternativas anteriores.

5º ano


O  galo que logrou a raposa                  autor:Monteiro Lobato


          Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa desapontada,  murmurou consigo:"Deixe estar, seu malandro, que já te curo..."

           Em voz alta:

           - Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais.Lobo e cordeiro, gavião e pintinho , onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor.

          - Muito bem! - exclama o galo. - Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai  ficar o mundo, limpo de guerras, crueldade e traições! Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... Como lá  vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que também eles tomem parte na confraternização. Ao ouvir falar em cachorro Dona Raposa não quis saber de história, e tratou de pôr-se ao fresco, dizendo:

          - Infelizmente, amigo, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para a outra vez a festa, sim? Até logo.

          E raspou-se. Contra esperteza, esperteza e meia.

1- Responda
a) Qual o título do texto?
b) Qual o nome do autor?
c) Quais as personagens da história?
d) Onde ocorre a história? 
e) Qual a moral ou conclusão?
f) De que fala a história?

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                                                                     5º ano-             Texto ( atividade para o dia 31/07/12-3ª feira)
                                                                    “O joelho de Juvenal”

ATIVIDADE

        Era uma vez um joelho que se chamava Juvenal.Juvenal tinha um problema, coitado: aparecia todo escalavrado.Também quem mandou o Juvenal ser o joelho de um menino levado?Juvenal queria muito aprender a língua de menino só para falar assim: “menino, tenha
dó de mim!”
        Mas quando o esfolado sarava Juvenal bem que gostava de correr e de saltar.E ele se desdobrava e se dobrava outra vez todo alegre, pois sabia que, indo e vindo,fazia o seu menino feliz.
        Mas um dia, tudo ficou escuro para o Juvenal. E ai ele descobriu que o menino tinha
crescido.E agora, em vez de short ou calça curta, usava calça comprida.Por isso, hoje Juvenal tem um pedido a fazer aos fabricantes de calças.Que tal criar um modelo de calça, sob medida que tenha dois buraquinhos pro Juvenal ver a vida!?
                                                                    (Adaptação do livro “O joelho Juvenal”, autor: Ziraldo)


Após analisar do texto, responda as questões a seguir:
 1. Por que o joelho Juvenal vivia todo esfolado?
 2. Por mais difícil que era ficar ralado, Juvenal gostava da vida que levava. Retire do texto o trecho que apresenta esta afirmação.
3. Em um determinado momento tudo ficou escuro para Juvenal. Explique por que isso
aconteceu.
4. Qual foi o pedido feito por Juvenal aos fabricantes de calças? Por que ele fez esse pedido?
5.E agora que você já leu e entendeu , desenhe o Juvenal e ilustre seu caderno.